Aeroporto do Pico cresceu 117% no número de passageiros durante a última década


De modo a ser possível perceber a realidade dos transportes aéreos no triângulo temos de efetuar uma análise aos últimos dez anos da atividade dos aeroportos adjacentes (Faial, Pico e São Jorge). Nesse sentido, recolhemos os dados existentes na SREA entre 2008 e 2017 tanto dos movimentos de passageiros como do número de ligações disponibilizadas.



Numa primeira abordagem, analisámos o número “absoluto” de passageiros de cada aeroporto e verificámos que nos últimos dez anos, o Aeroporto do Faial foi responsável por mais de 58% do movimento de passageiros do «Triângulo» num total de 1.85 milhões de passageiros, cerca de mais 55.000 passageiros que o valor conjunto do Pico e de São Jorge. Em termos de voos disponibilizados, o Faial foi também o principal aeroporto nos últimos dez anos com mais de 21 mil voos correspondendo a cerca de 61% do total dos voos realizados para o triângulo.



À primeira vista, temos que obrigatoriamente enfatizar os números do aeroporto do Faial e obviamente o seu peso no contexto “absoluto”, contudo, é também possível verificar a diferença percentual entre o peso do passageiros e o peso do número de voos realizado por aeroporto, sendo apenas o aeroporto do Pico o aeroporto que apresenta uma percentagem superior de passageiros face à percentagem dos voos.

Mas para elaborarmos uma análise mais completa, temos também que estudar obviamente o percurso histórico destes três aeroportos, e nesse sentido, abordámos o impacto individual de cada aeroporto durante o período de 2008 a 2017 e conseguimos verificar que o os três aeroportos tiveram uma variação positiva de passageiros, com principal destaque para o aeroporto do Pico que cresceu 117%.



Em termos absolutos, podemos também verificar que apesar do aeroporto do Faial ter o maior número de passageiros, foi o aeroporto do Pico que maior variação teve, sendo por isso mesmo responsável por mais de 50% do crescimento do número de passageiros do triângulo.



Desta forma, é possível perceber que o aeroporto do Faial tem vindo anualmente a perder o seu peso de “aeroporto predominante”, passando dos 63% em 2008 para 53% em 2017. Em sentido inverso, aparece o aeroporto do Pico que passou dos 19% em 2008 para os 29% em 2017. Já o aeroporto de São Jorge manteve o seu peso no transporte de passageiros aéreos nos 17%, não existindo por isso grandes oscilações na sua atividade.



Aproveitando a mesma metodologia de análise, mas aplicando agora aos voos disponibilizados por aeroporto, é possível também verificar que o aeroporto do Faial caiu cerca de 7%, o aeroporto do Pico cresceu cerca de 7% e que o aeroporto de São Jorge manteve-se, tal como anteriormente, inalterado.

Pois bem, se efetuarmos então a comparação entre os diferenciais percentuais entre 2008 e 2017 dos três aeroportos, verificamos uma possível transferência de “peso” do aeroporto do Faial para o aeroporto do Pico, mantendo-se mais uma vez o aeroporto de São Jorge com reduzidas variações (quase nulas).


Interessante, é percebermos através deste gráfico que o aumento de 7 % dos voos para o aeroporto do pico permitiu aumentar 10% no número de passageiros, resultado que nos leva a uma outra abordagem, a evolução do número de passageiros por voo!

Para efetuarmos esta abordagem, somámos o número de passageiros embarcados e desembarcados por aeroporto e dividimos pelo número de voos que foram efetuados no mesmo ano, e dessa forma, conseguimos obter o seguinte gráfico evolutivo.


Neste gráfico, é possível verificar que até 2008, a média de passageiros por voo era mais favorável no aeroporto do Faial (82pax/voo), contudo, em 2009 a média de passageiros por voo sofreu uma alteração e o aeroporto do Pico passou a assumir a posição de destaque, chegando mesmo em 2016, ano da maior média dos últimos 10 anos (122 pax/voo), a ter uma diferença de ocupação de cerca 22% para o aeroporto do Faial. Atualmente, essa diferença foi amenizada e situa-se em cerca de 9,50%, contudo, na média da última década o aeroporto do Pico possui cerca de mais 14 pax por cada voo quando comparado com o aeroporto do Faial e de São Jorge.




Em jeito de conclusão, este estudo permitiu verificar que apesar do aeroporto do Faial ser ainda o aeroporto de maior atividade do triângulo, responsável por mais de 50% do número de passageiros e mais de 60% do número de voos, foi o aeroporto do Pico que mais se destacou na última década. 

O aeroporto do Pico foi nos últimos dez anos o principal responsável pelo crescimento do número total de passageiros no triângulo (54% do total de novos passageiros aéreos no triângulo) o que lhe permitiu aumentar o seu peso global em mais 10%. 

O aeroporto do Pico foi também o único aeroporto do triângulo que teve uma variação de passageiros superior à variação de voos em todos os anos com exceção do último ano (2017), situação que pode ser analisada através do estudo apresentado em Agosto de 2017 intitulado “Ataque ao aeroporto do Pico” (ler aqui).

Assim sendo, verifica-se que o aeroporto do Pico cimentou a sua condição de operacionalidade e de interesse turístico, pois tem demonstrado que nos últimos dez anos tem sido a principal preferencia dos passageiros aéreos, situação que é consubstanciada pelo facto de ser o aeroporto com o maior rácio de passageiros por voo.



Comentários

  1. Excelente análise, Álvaro, parabéns!
    Haja saúde!

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  2. JOSÉ PONTE - Como é possível a média de passageiros por vôo em São Jorge ser 86 quando a capacidade máxima de um Dash 400 é de 80 passageiros?
    Se o rigor deste trabalho é tão grosseiro então estamos conversados

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    1. Boa noite Sr José Ponte,

      Agradeço a sua preocupação no contexto do artigo e deixe-me informar que os dados foram retirados da SREA.

      De acordo com os elementos recolhidos no período 2008-2017 no aeroporto de São Jorge circularam 533 800 passageiros e foram realizados 6193 voos, nesse sentido o número que questiona foi obtido na relação passageiros/voos que neste caso representa 533800/6193 = 86,194 representado pelo valor 86.

      Por outro lado deixe-me também informar que um voo corresponde por exemplo a um Terceira - São Jorge - Terceira, pelo que o número máximo de passageiros por voo são (se for o Dash400) 160 pessoas, sendo por isso possível o número apresentado de 86 pax/voo.

      O que refere seria possível no caso de se tratar de 86/“trajeto”, contudo um voo corresponde a dois trajetos.

      Com os melhores cumprimentos

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