Festa em honra da nossa Senhora de Lourdes – Abertura das Festividades!

Na minha primeira visita à ilha do Pico, tive o prazer de ver na abertura da Semana dos Baleeiros, o Grupo Coral das Lajes do Pico. Nessa altura, era o Maestro Emílio Porto o responsável pelo grupo coral, um homem com quem prezei trocar algumas palavras e poder ter algumas conversas, um homem que tive o prazer de o observar em vários espetáculos e que, continuaria a ter esse prazer não fosse os infortúnios da vida o terem levado retirando-me assim essa possibilidade.

Certo, é que após 5 anos dessa minha primeira vez, continuei a seguir os vários concertos do Grupo Coral, e certo também, foi ver como o próprio grupo reagiu de forma tão apaixonada ao golpe repentino da sua morte! Agora, e desde 23 de Agosto de 2012, através do Maestro Hildeberto Peixoto, o grupo coral continua a encantar quem os ouve mantendo vivo o trabalho do seu criador. É  por isso de enaltecer a forma como o grupo coral, agora pela batuta do Maestro Hildeberto Peixoto, dá continuidade ao espólio musical do Maestro Emílio Porto, pois sendo o concerto quase todo através de arranjos do anterior maestro, o Grupo Coral vai mantendo-o “vivo” em todos os seus espetáculos, dando-lhe dessa forma, uma merecida e contínua homenagem.

Por outro lado, e apesar de existirem, no meu ponto de vista, duas fases do grupo coral, nomeadamente, o período com o Maestro Emílio Porto e o período pós Maestro Emílio Porto, não podemos não deixar de notar a excelente evolução que o Grupo Coral das Lajes do Pico tem sofrido. Só por isso, os parabéns são merecidos e têm de ser dados, ainda para mais, quando falamos de uma instituição que fará os seus 32 anos de existência já no próximo dia 31 de Agosto e que tem a condição de instituição de utilidade pública decretada em Março de 2010 pelo anterior Presidente Regional Carlos César, através do despacho n.º 202/2010.

Como referi no inicio deste artigo de opinião, a abertura da Semana dos Baleeiros – Festa em honra da nossa Senhora de Lourdes, tem sempre a excelente participação do Grupo Coral das Lajes do Pico, algo que já está enraizado no programa festivo para os próximos anos, e que, em boa verdade, pretendemos (pelo menos eu) que continue.

A festa está oficialmente aberta!

Uma boa semana dos baleeiros a todos!

Comentários