Carnaval é com a SATA!
Esta
semana só podemos olhar para a época festiva em que nos encontramos.
O
Carnaval envolve-nos em folia, em animação. A alegria é contagiante e os
problemas deixam de existir. Aqui o
carnaval vive-se de uma forma diferente, de uma forma emocionada e “pura”, são
talvez os dias mais longos e engraçados do ano! Encarnamos personagens, Cowboys,
índios, Reis, Faraós e qualquer outra personagem que realmente nos interesse
encarnar. São criadas histórias, ficções e no fim rimo-nos de todos os seus
momentos.
Infelizmente,
no nosso caso, o carnaval são apenas quatro a cinco dias, e na verdade gostaria
de viver o carnaval como a SATA o vive, uma palhaçada durante o ano inteiro!
Que
a SATA tem dificuldades não é novidade, e também não é motivo de paródia, mas
os episódios que sistematicamente cria são sem dúvida do melhor que se faz na
comédia carnavalesca!
Desde
a saída da TAP que a SATA tem sem dúvida deixado a sua marca no que respeita ao
transporte de passageiros entre Ilhas! Desde constantes atrasos nos voos, à
famosa escala na Terceira da viagem entre Ponta Delgada e Pico que obriga os
passageiros a sair do avião por 5 minutos para fazerem novo check in, venha o
diabo e escolha! Para mim, o record foi mesmo conseguir um atraso de cerca de
10 horas no conjunto de uma viagem a Lisboa (4 horas no trajeto Pico – Lisboa e
6 horas no trajeto Lisboa – Horta). É verdade que no caso do trajeto de
regresso a SATA “assumiu” casos meteorológicos, mas, e há sempre um mas, é
também verdade que a única “solução” que conseguiram dar ao voo que foi desviado
para a Terceira e que tinha como destino a Horta (que aterrou pouco depois das
10h) foi um voo que ficou marcado para as 14:30horas. Incrível nesta história,
é saber que às 10:30 saiu um voo da
Terceira para Horta (que servia de alternativa ao voo com destino ao Pico que havia
sido cancelado) sem que os passageiros tivessem acesso a esse mesmo voo, quer
dizer, em boa verdade houve quatro passageiros que tiveram acesso a esse voo mas
aos restantes passageiros foi-lhes recusada essa possibilidade e sem qualquer
acesso a uma justificação válida para essa recusa (certamente que para a SATA
existirão passageiros com direitos diferenciados dos restantes passageiros).
Felizmente, a Europa tem Regulamentos específicos para estas situações de
atrasos nos voos (Regulamento (CE) n.º261/2004) que utilizei nessa viagem e passarei
a utilizar mais vezes. Pois mesmo que não dê em nada, pelo menos a SATA terá o
trabalho de dar obrigatoriamente, num prazo máximo de 90 dias, uma justificação
à reclamação apresentada.
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