Carnaval é com a SATA!

Esta semana só podemos olhar para a época festiva em que nos encontramos.

O Carnaval envolve-nos em folia, em animação. A alegria é contagiante e os problemas deixam de existir.  Aqui o carnaval vive-se de uma forma diferente, de uma forma emocionada e “pura”, são talvez os dias mais longos e engraçados do ano! Encarnamos personagens, Cowboys, índios, Reis, Faraós e qualquer outra personagem que realmente nos interesse encarnar. São criadas histórias, ficções e no fim rimo-nos de todos os seus momentos.

Infelizmente, no nosso caso, o carnaval são apenas quatro a cinco dias, e na verdade gostaria de viver o carnaval como a SATA o vive, uma palhaçada durante o ano inteiro!

Que a SATA tem dificuldades não é novidade, e também não é motivo de paródia, mas os episódios que sistematicamente cria são sem dúvida do melhor que se faz na comédia carnavalesca!

Desde a saída da TAP que a SATA tem sem dúvida deixado a sua marca no que respeita ao transporte de passageiros entre Ilhas! Desde constantes atrasos nos voos, à famosa escala na Terceira da viagem entre Ponta Delgada e Pico que obriga os passageiros a sair do avião por 5 minutos para fazerem novo check in, venha o diabo e escolha! Para mim, o record foi mesmo conseguir um atraso de cerca de 10 horas no conjunto de uma viagem a Lisboa (4 horas no trajeto Pico – Lisboa e 6 horas no trajeto Lisboa – Horta). É verdade que no caso do trajeto de regresso a SATA “assumiu” casos meteorológicos, mas, e há sempre um mas, é também verdade que a única “solução” que conseguiram dar ao voo que foi desviado para a Terceira e que tinha como destino a Horta (que aterrou pouco depois das 10h) foi um voo que ficou marcado para as 14:30horas. Incrível nesta história, é saber que  às 10:30 saiu um voo da Terceira para Horta (que servia de alternativa ao voo com destino ao Pico que havia sido cancelado) sem que os passageiros tivessem acesso a esse mesmo voo, quer dizer, em boa verdade houve quatro passageiros que tiveram acesso a esse voo mas aos restantes passageiros foi-lhes recusada essa possibilidade e sem qualquer acesso a uma justificação válida para essa recusa (certamente que para a SATA existirão passageiros com direitos diferenciados dos restantes passageiros). Felizmente, a Europa tem Regulamentos específicos para estas situações de atrasos nos voos (Regulamento (CE) n.º261/2004) que utilizei nessa viagem e passarei a utilizar mais vezes. Pois mesmo que não dê em nada, pelo menos a SATA terá o trabalho de dar obrigatoriamente, num prazo máximo de 90 dias, uma justificação à reclamação apresentada.


É que de palhaçada em palhaçada a SATA vai sempre ficando pior do que estava anteriormente.


Minuta retirada do site da União Europeia para uso!







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