Amnésia Partidária
Em 2013, o governo PSD-CDS
concluía a venda da ANA – Aeroportos de Portugal ao Grupo Francês Vinci num
processo que “garantia” a este grupo económico a concessão da gestão
dos aeroportos por um prazo de 50 anos. Da privatização desta empresa
pública fazia parte uma carteira de 11 aeroportos onde se inclui o aeroporto da
Horta.
A 27 de Outubro de 2014, Pedro
Passos Coelho ainda como primeiro-ministro, afirmava que o aeroporto da Horta dificilmente seria ampliado com recurso a
investimento público por não se traduzir num investimento que apresentasse
retornos significativos, mas que, caso fosse declarada como fundamental
para a segurança da pista pela ICAO (Organização Internacional de Aviação
Civil) a mesma deveria ser incluída nas obrigações da ANA – Aeroportos de
Portugal. Passos Coelho, afirmava mesmo que «o número de voos que pode ser
recusado em face das circunstancias que estão associadas à extensão da pista
está estimado em não mais de 5% ao longo do ano e implicaria um investimento de
umas largas de dezenas de milhões de euros».
Quando confrontado pelo
Presidente da Camara da Horta, José Leonardo, sobre os «compromissos assumidos no passado por diversos responsáveis políticos»
e sobre o facto «de a ampliação da pista
ter ficado fora do caderno de encargos da privatização da ANA», Pedro
Passos Coelho foi perentório reafirmando que «o investimento tem de ser
realizado face ao retorno esperado que o benefício desse prolongamento pode
trazer», ou seja, o mesmo que dizer que os “tais” 5% não eram na altura
suficientes para um investimento dessa natureza.
Hoje, quase dois anos após estas
intervenções, vem o presidente do PSD/Açores Duarte Freitas, com o apoio
incondicional de Pedro Passos Coelho, garantir que «vai assumir a liderança do
processo de ampliação do aeroporto da Horta», afirmando que os Açores precisam
de um Governo Regional que cumpra as promessas dos executivos passados e o
sonho dos Faialenses.
A questão que se coloca é, quais
as promessas que Duarte Freitas pretende cumprir? As promessas que defendiam a
ampliação do aeroporto da horta ou as promessas de Pedro Passos Coelho que em
2014 defendiam que o aeroporto não devia ser ampliado com acesso a fundos
públicos?
Qualquer uma destas
possibilidades passou a ser uma bomba prestes a explodir nas mãos do deputado
Duarte Freitas. Pois, se continuar a defender a ampliação do aeroporto da Horta
como uma obrigação do Governo Regional o PSD vai ficar descredibilizado e já
não poderá “falar” novamente que a esquerda só sabe governar com “esbanjamento”
de recursos, mas pior, lançar-se-á sobre o PSD a questão do porquê de não ter
sido aprovada em 2014 quando o Governo de maioria era PSD-CDS. Por outro lado,
se defender que o processo de ampliação do aeroporto da Horta será efetuado mas
através de “investimento privado” proveniente da ANA, não sendo por isso
responsabilidade do Governo Regional tal como defendia Pedro Passos Coelho,
terá de responder porque é que o PSD não colocou essa cláusula em 2012 aquando
da maior privatização de uma empresa pública portuguesa.
Infelizmente, a única verdade no
final disto tudo, é que Duarte Freitas esqueceu-se de mencionar que em 2014 não
houve qualquer contestação por parte da bancada do PSD/Açores aquando das
declarações prestadas pelo Presidente do PSD Pedro Passos Coelho quando este
catalogou este projeto como, “impossível de se concretizar a médio prazo”.
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