Nasceu o Clube Naval de São João!

No passado dia 25 de Janeiro de 2017 oficializou-se a constituição do Clube Naval de São João. Um projeto que nasceu na vontade e no desejo de se criarem condições para todos, incluindo obviamente os mais novos, poderem iniciar a aprendizagem e a prática de desportos náuticos.

Com a criação do Clube Naval, a Freguesia de São João dá mais um importante passo na oferta cultural e desportiva que disponibiliza a todos os seus habitantes.
Atualmente, a freguesia de São João conta já com várias associações que possuem o respeito e a dedicação de todos aqueles que nelas participam. Associações que dia após dia vão cimentando a sua posição no quotidiano da vida de todos nós e das quais destaco a Filarmónica “Recreio dos Pastores”, a Casa do Povo que inclui o “Rancho Folclórico”, o Clube Desportivo de São João que promove a prática desportiva de várias modalidades para todos os escalões de idades, a Associação Voz do Campo com o Grupo de Chamarritas e tantas outras associações que vão também desempenhando um papel importante nesta freguesia.
O Clube Naval de São João pretende por isso mesmo, ser mais uma importante peça para a difusão não só do desporto, mas também da cultura em São João. Pretende ser um complemento na vida dos nossos jovens através da transmissão de princípios e de valores, socorrendo-se do mar e das suas faculdades para os transmitir.
No fundo, trata-se da concretização e formalização de um sonho comum a várias pessoas que decidiram abraçar este desafio desenvolvendo-o da melhor das formas possíveis, com a consciência de que o caminho é longo e trabalhoso, mas com o enfoque de conseguirmos levar esta paixão comum a todos aqueles que pretendam abraçar connosco este maravilhoso projeto que já vem sendo preparado à mais de um ano.


Escritura do Clube Naval de São João (Novembro de 2016)

Em parceria com a Junta de Freguesia de São João, a 2 de Junho de 2016, promoveu-se a primeira regata de botes baleeiros no porto de São João, a Regata São João Baptista. Na altura referi que << (...) A regata foi o concretizar de um sonho para muitos homens e mulheres que insistentemente lutaram para que a prova fosse possível de ser realizada. Foi o culminar de uma «luta» que demonstrou que afinal, o porto de São João é também capaz de proporcionar excelentes regatas como também tem condições logísticas para poder entrar no circuito das provas oficiais do campeonato do Pico! (...)>>.
Este ano, graças ao trabalho incansável que se tem vindo a desenvolver pelas várias entidades e pessoas ligadas ao Bote Santo Cristo II, a Regata São João Baptista vai fazer efetivamente parte do circuito de provas oficiais do campeonato da Ilha do Pico de botes baleeiros, traduzindo-se assim, em mais uma verdadeira vitória para a promoção da cultura baleeira na freguesia de São João.

E mais uma vez, tal como vem sendo hábito, espero ouvir novamente como o ano passado o disseram, <<São João em tudo o que se mete é em grande>>!

Comentários

  1. É mesmo isso, temos de evoluir cada vez mais, pois temos uma freguesia cheia de potencial a vários níveis, esse é mais um. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa é a maior verdade! São João é uma freguesia com enorme potencial! Um abraço

      Eliminar
  2. Exmos Senhores,

    Agradado pela boa nova da existência de mais um Clube Naval. Acontece que na pessoa de jornalista (há 10 anos em Ponta Delgada)do DFA - www.dfacores.com, deixo apenas um reparo. Em momento algum, no texto, citam o município ou Ilha onde estão inseridos. É que isto de informar e vos divulgar carece, como o nosso caso de jornalistas, de apresentar o mínimo de informação. E depois não somos obrigados a conhecer todas os locais. É um reparo, cronstrutivo, para quem partilhar pelo Arquipélago e pelo mundo a vossa iniciativa.
    Atentamente,

    Mário Nunes (jornalista)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Obrigado pela reparo e pela critica construtiva. Teremos isso em atenção em futuras comunicações.

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário