A campanha da SATA que além de dar o «Dobro das Milhas» ainda dá que pensar
A SATA lançou recentemente duas
campanhas, uma para os voos realizados entre 15 de Maio e 02 de Junho onde
oferece o dobro das milhas que seriam espectáveis, e outra, que permite dar a
hipótese de se ir a lisboa por um preço “promocional” de 145€ no fim de semana
em que o Benfica se pode sagrar campeão. Acontece, para o espanto de muitos, que
as campanhas em questão servem apenas para algumas rotas entre Portugal
Continental e a Região Autónoma dos Açores, o que levanta várias questões entre
os utilizadores desta companhia aérea, com a principal questão a ser o porquê da
Ilha do Pico não ser contemplada em nenhuma destas campanhas?
De facto, parece realmente
estranho e poder-se-ia mesmo encaminhar essa “questão” para o campo da “disputa
de condições” entre ilhas e da discriminação entre os vários residentes dos
Açores, mas no meu entender, prefiro desta vez nem levantar esse tenebroso véu.
O ex-líbris destas campanhas está
no facto da mesma permitir várias formas de interpretação, principalmente, através
da análise popular sobre a abordagem do copo que está meio cheio ou meio vazio,
e eu, sinceramente, prefiro olhar para esta campanha através da abordagem do
“copo meio cheio”.
Porquê?
Simplesmente porque prefiro olhar
para o Pico como um destino que não precisa destas “pseudo-promoções” para
chamar visitantes, ou para incentivar as deslocações entre Pico – Lisboa, salientando
também que o preço promocional do bilhete não é nada mais nada menos que 11,00
euros mais caro do que o preço máximo para reembolso, o que me leva a
questionar onde está a vantagem nisso? Acrescido a isto e indo ao encontro da
resposta da Azores Airlines na sua página do Facebook, onde respondem a um
comentário sobre a promoção do fim-de-semana com “(…)o Pico neste momento tem o voo
praticamente completo.(…) Sugerimos via Ponta Delgada ou Horta”,
verificamos que a luta deve afinal ser outra. É que segundo as “leis de
mercado”, a quantidade da oferta de um determinado bem ou serviço deve estar
associada à relação da procura por esse determinado bem ou serviço, o que
significa que se os voos com destino ao “Pico” estão “praticamente completos”,
então, é porque a sua rota é muito procurada o que obriga a que a sua oferta
necessite talvez de ser ajustada, indo assim, ao encontro das declarações
prestadas pela AMIP onde foi referido o aumento dos voos diretos na rota entre
a Ilha do Pico e Lisboa já neste verão (2017) e com a pretensão de se chegar
aos sete voos diretos por semana em 2020.
A questão e o alarmismo levantado
com estas campanhas publicitárias até podem nem parecer ostensivos, mas se bem
“esmiuçados”, conseguimos verificar que esta é uma verdade inegável, a procura
pelo destino Pico é bastante superior à oferta existente, o que dá assim a
entender aquilo que todos nós já sabemos, isto é, que o Pico merece melhores
condições aeroportuárias e mais voos diretos, porque mesmo que não se queira
admitir, a verdade é que o Pico está na moda!
NOTA:
Comentários
Enviar um comentário