Semana dos Baleeiros 2017


Inicia-se amanhã, segunda-feira 21 de Agosto de 2017, a 31ª edição da Semana dos Baleeiros.

A “Semana dos Baleeiros” é a festa mais importante da Ilha do Pico, que decorre em honra da Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira dos Baleeiros.

 O culto deu-se início em 1883, um ano após uma tempestade ter ameaçado a vida dos baleeiros que pretendiam regressar ao porto das Lajes, o principal centro da atividade baleeira da Ilha do Pico.

Em 1986, as festividades passaram a denominar-se “Semana dos Baleeiros”, e mesmo passados 134 anos da sua criação, o seu modelo continua a manter as características da componente religiosa com as novenas, missas e as procissões, onde se incluem a procissão de velas, a procissão pelo mar (sábado) e a procissão final de domingo com o Sermão da Pesqueira e onde a nossa Senhora de Lourdes benze os botes baleeiros, numa forma ritualizada da devoção dos Baleeiros à sua padroeira.

Além das atividades religiosas, esta festividade conta também com atividades culturais, desportivas e gastronómicas, destacando as Chamarritas, o 8º Festival do Queijo do Pico, a regata de Botes Baleeiros (regata com a maior participação de número de botes baleeiros), a apresentação de livros e exposições de arte regional, em especial preponderância para o Scrimshaw. Tal como vem sendo habitual, a cultura musical estará também presente nesta festividade com os concertos de todas as filarmónicas do concelho das Lajes do Pico e quatro filarmónicas visitantes.

O  Grupo Coral das Lajes do Pico, será responsável pelo concerto da Sessão Solene de Abertura da Semana dos Baleeiros, e a Orquestra Municipal da Lajes do Pico será responsável pelo concerto de encerramento das Festividades. Durante a semana será possível assistir ao Concerto da Orquestra Académica Juvenil das Lajes do Pico com estreia da obra Reis dos Mares do Compositor Picoense Antero Ávila.


Este ano (2017), os concertos contam com a presença da Bia a vocalista do tema da Capital da Cultura Baleeira, José Cid, da fadista com uma das vozes mais características do fado português, Raquel Tavares, do artista número um da musica romântica portuguesa Tony Carreira e do artista internacional Anselmo Ralph.

Como novidades, a Semana dos Baleeiros apresentará o 1º Festival de Bandas Filarmónicas Sesquicentenárias do Triângulo (Filarmónica Liberdade Lajense, Filarmónica Artista Faialense e Filarmónica União Popular de São Jorge) com a interpretação conjunta da marcha Mário João do Maestro Lajense Manuel Xavier Soares e a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emilio Porto, onde será apresentada a estreia das obras vencedoras nas categorias de Coro Misto e Vozes Brancas.

A festividade encerrará com o já tradicional Baile de Domingo, que este ano contará com a a atuação da banda Mistérios.

Mas isto é apenas uma pequena amostra das várias atividade que podem ser vividas de forma gratuita durante a Semana dos Baleeiros, pelo que, aconselho a leitura atenta do seu programa.

Comentários