Botes Baleeiros - IX Regata Internacional de Botes Baleeiros (2017) New Bedford




Esta prova que se realiza de dois em dois anos é da responsabilidade da “Azorean Maritime Heritage Society” (em parceria com o Museu da Baleia de New Bedford) e consiste numa regata realizada por três botes baleeiros (Faial, Pico e USA). 

A Regata é composta por três provas, sendo o vencedor apurado à melhor das três.


No Remo Masculino, a companha da ilha do Faial venceu a competição deste ano ao vencer as três provas realizadas, a companha dos USA ficou em segundo lugar (dois segundos lugares e um terceiro lugar) e a companha do Pico ficou com o terceiro lugar (um segundo lugar e dois terceiros lugares).

A primeira prova foi a prova mais renhida com os três botes a ficarem com uma diferença de apenas 7 segundos, contudo, foi na terceira regata que aconteceram as maiores diferenças com a companha do Faial a terminar a prova com uma vantagem de 2 minutos sobre o terceiro classificado, a companha da ilha do Pico.

No remo feminino, a companha do Faial venceu a competição ao conquistar dois primeiros lugares e um segundo lugar, a companha dos USA ficaram em segundo (dois segundos lugares e um primeiro) e a companha do Pico ficou em terceiro lugar (três terceiros lugares).


Estes resultados contrariam assim os resultados conquistados pelas companhas do Pico na XIII Regata Internacional de botes baleeiros, altura em que o Pico venceu as três provas (remo masculino, remo feminino e vela).

Comentários