European Best Destinations distingue o Faial como destino de eleição no EcoTurismo


É cada vez mais usual e natural o destino Açores, através das suas nove ilhas, ser distinguido nas mais diversas vertentes do turismo. Desta vez, foi a Ilha do Faial que foi distinguida pela European Best Destinations (EBD) como destino de eleição no segmento do Ecoturismo, mais precisamente, como Destino de Excelência Europeu (EDEN).

Segundo a EBD, o parque natural do Faial é “repleto” de paisagens abrangentes, pássaros e plantas únicas, com formações geológicas icônicas, todas elas cercadas por um azul puro e vivo.

O Parque Natural foi criado em 2008 com o intuito de preservar o património natural e cultural existente através de uma longa “relação” entre o homem e a natureza, com base num desenvolvimento sustentável e duradouro. Este parque inclui nove trilhos pedestres, dois circuitos pedestres, um circuito de bicicleta  e quatro centros ambientais, nomeadamente, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Jardim Botânico do Faial, o Aquário de Porto Pim e a Dabney’s House.

Este parque, apresenta um biodiversidade com 855 espécies de plantas vasculares das quais 57 são endémicas, ou seja, que existem apenas nos Açores. A Floresta Laureal é um habitat precioso que se encontra associado à fauna e flora que não são usualmente encontrados no mundo, como pássaros, morcegos, antrópodes entre outras espécies. O mar é um verdadeiro mosaico de cores, sombras, cheiros, sons, silêncios e emoções, habitando em si espécies de cetáceos, aves marinhas, tubarões entre tantas outras centenas de habitantes.


O Faial apresenta ainda seis geosítios de uma enorme geodiversidade, nomeadamente, a Caldeira, a Graben de Pedro Miguel, o Monte da Guia, o Morro de Castelo Branco, a Península do Capelo e os Capelinhos - Costado da Nau.

Comentários