sábado, 9 de dezembro de 2017

European Best Destinations elege os Açores como o melhor destino europeu para ver baleias e golfinhos no seu habitat natural.


A European Best Destinations é um site oficial dedicado à promoção dos melhores destinos europeus. Ao longo dos seus dez anos de atividade, este site tem oferecido aos seus leitores os melhores destinos europeus nas mais variadas categorias, tais como, “Melhores Destinos Românticos”, “Destinos para Compras”, “Melhores Destinos para Solteiros”, “Melhores Praias”, “Melhores Destinos para ver Pássaros” ou até “Melhores Destinos para ver Golfinhos e Baleias”, entre tantas outras categorias.

Ao todo foram dez os destinos escolhidos na categoria de “Dolphin Watching”, com os Açores e a Madeira a figurarem nos dois primeiros lugares deste top.

Os Açores, é segundo European Best Destinations, o maior santuário de golfinhos e baleias do mundo, podendo aqui, serem vistas as mais raras espécies de baleias.

A ilha do Pico é um dos mais conceituados locais para a visualização destas espécies, sendo o concelho das Lajes do Pico o local em que as baleias e os golfinhos mais podem ser vistos por ser um local de passagem na sua migração. É também usual verem-se empresas de Whale Watching abertas no concelho da Madalena e na Ilha do Faial a “viajarem” até às “águas” das Lajes do Pico para realizarem esta atividade.

Nas Lajes do Pico existem três importantes empresas de Whale Watching, a Aqua Açores,  a Futurismo e o Espaço Talassa que é a pioneira desta atividade e que existe desde 1989 (5 anos após a última baleia ter sido caçada ao largo da Vila das Lajes).


A Vila das Lajes do Pico tem vivido da cultura da baleia desde à muitos anos, primeiro, com a caça à baleia, atividade que punha em risco a vida de muitos picarotos mas que permitia a sobrevivência das suas famílias, e posteriormente através da atividade de Whale Watching, atividade que foi introduzida após a proibição da caça à baleia (1984). 

Sem comentários:

Enviar um comentário