Faleceu o autor da estátua «O Anjo da Montanha»






Faleceu no passado Domingo (14 de Janeiro de 2018), aos 80 anos, o escultor açoriano José da Câmara Pereira, autor da escultura «O Anjo da Montanha» que marca o início da subida da mais alta montanha de Portugal, a Montanha do Pico.

José da Câmara Pereira, natural da ilha de Santa Maria, afirmou-se no quadro artístico português em 1974 quando apresentou a sua primeira exposição individual. Foi o autor de várias obras e exposições individuais, tais como, «Paisagens de Mito e Memória» no Museu Carlos Machado em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), «Imaginação e Matéria» na Central Tejo (Lisboa), «Recado para Inês» na Igreja de Santa Clara-a-Velha (Coimbra) ou «A Window on the Azores» no Newbedford Art Museum (New Bedford, EUA), entres outras tantas exposições nos mais variados locais do mundo.


José da Câmara Pereira deixou também a sua assinatura na ilha montanha através da estátua «O Anjo da Montanha», uma estátua com cerca de 4 metros de altura que “dá” as boas vindas a todos aqueles que ousam subir até ao ponto mais alto de Portugal. Esta estátua tem uma altura de cerca de 4 metros e pode ser visitada junto à Casa da Montanha.

Comentários