300 anos da Erupção de 1718: Realização do Trilho Pedestre «Mistérios do Sul do Pico»




No passado sábado dia 03 de Fevereiro de 2018, pelas 09h30m, as entidades Parques Naturais dos Açores, Junta de Freguesia de São João e o Geoparque Açores promoveram a realização de um trilho pedestre para a comemoração dos 300 anos da erupção do vulcão de 1718 que afetou a freguesia de São João do Pico (Concelho das Lajes do Pico, Ilha do Pico).


O trilho realizado foi o “Mistérios do Sul do Pico” que se inicia no Parque Florestal de São João, situado no Mistério de São João (criado durante a erupção de 1718), e que percorre toda a freguesia, passando pelo Mistério da Silveira (criado durante a erupção de 1720) até chegar à Capela do Espirito Santo da Silveira. Ao todo são 8,5 Km de percurso, com um grau de dificuldade Fácil e com uma duração aproximada de 3 horas.


Na realização do trilho que tem início junto ao Parque Florestal de São João é possível passarmos pelo poço de maré da Baía da Arruda, pela zona balnear da Ponta do Admoiro que é feita de «Mega Cordões de Lava», pela Casa do Pico e pelo Museu do Queijo. Mais à frente, passamos também pela Igreja de São João, pela Capela do Império do Espirito Santo da Companhia de Baixo e pelo Moinho da Ponta Rasa, ícone que assinala o final de São João e onde sensivelmente começa o Mistério da Silveira. Já no Mistério da Silveira o trilho é percorrido por um caminho junto a uma vereda de costa que nos leva até a zona balnear da Fonte e ao poço de maré do Rego. Já no seu final, sobe-se a Canada Pau Rodrigues e termina chegando à Capela do Espirito Santo da Silveira, erguida em 1723 como promessa para que a erupção vulcânica de 1720 na atingisse o lugar da Silveira.

Como complemento “festivo”, durante o percurso comemorativo dos 300 anos da erupção de 1718, foi possível assistir a pequenas animações protagonizadas pelas crianças e jovens da freguesia de São João junto aos pontos “principais” do percurso, nomeadamente, o poço de maré da Baía da Arruda, a ponta do Admoiro, o Museu do Queijo e o Moinho da Ponta Rasa.


Para ver as fotografias individualmente e efetuar o seu download, clique na imagem abaixo.
https://www.facebook.com/pg/AlvaroLopesPhotography/photos/?tab=album&album_id=1257778181022333


========== Veja Também o artigo ==========

https://1641kmopiniao.blogspot.pt/2018/01/a-erupcao-vulcanica-de-sao-joao-de-1718.html
A Erupção Vulcânica de São João de 1718 faz 300 anos







Comentários