Museu dos Baleeiros (Lajes do Pico) eleito o melhor museu de Portugal!




O Museu dos Baleeiros, situado na Vila das Lajes do Pico, foi eleito através de votação online com o galardão de “Portugal Cinco Estrelas”.  Este galardão avalia os candidatos através de cinco variáveis que influenciam as decisões de escolha dos seus consumidores, Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, Confiança na Marca e Inovação.

O galardão pretende reconhecer as empresas que se diferenciam ao nível regional, mas também, identificar o que de melhor existe no país ao nível dos recursos naturais, gastronómicos, vitivinícolas, arte, cultura, monumentos, património, aldeias e vilas.

O galardão agora recebido é o cimentar da posição do museu mais importantes da cultura açoriana no panorama nacional, sendo também, o museu mais visitado dos Açores e contando com mais de 34.000 visitas só em 2017.

Além do Museu dos Baleeiros foram eleitos mais três museus, nomeadamente, o Museu do Caramulo (Viseu), o Museu dos Descobrimentos (Castelo Branco) e o Museu do Coches (Lisboa), classificando assim o Museu dos Baleeiros como um dos melhores de Portugal num total de dez regiões (oito distritos e duas regiões autónomas).

 Mas o que é o Museu dos Baleeiros?



O Museu dos Baleeiros é mais do que pequenas obras de arte espalhadas por uma ou mais salas.  É cultura popular! É um registo mitológico de uma centena de anos de epopeias de Homens que heroicamente, para sustentarem as suas famílias, lançaram-se ao mar para lutar de forma rudimentar e perigosa contra “monstros” marinhos que passavam ao largo da ilha.





As instalações actuais do Museu, da autoria do arquitecto Paulo Gouveia e que foram alvo de menção honrosa pela Associação Portuguesa dos Arquitectos, foram inauguradas em 1988, um ano depois da proibição da actividade da baleação nos Açores, e têm como objectivo retratar a dura realidade da vida dos Baleeiros do Pico.

O Museu, com cerca de 2000 m2, é dividido em cinco núcleos expositivos de longa duração (o núcleo do bote baleeiros açoriano, o núcleo da tenda do ferreiro, o núcleo do baleeiro em terra, o núcleo da construção naval e o núcleo da arte baleeira (Scrimshaw)), e conta também com uma biblioteca e um auditório.



O Museu dos Baleeiros é sem dúvida nenhuma, um ponto de "paragem obrigatória" para quem visita o Pico e quer conhecer os Açores!

Faça a sua visita virtual ao Museu do Pico clicando aqui




Fonte imagens:
picarotto.blogspot.com
PAM - Património, Artes e Museus - WordPress.com

Comentários