Atelier Barão-Hunter sediado na Suiça constrói casa em São João, Lajes do Pico



Umas das últimas casas construídas na freguesia de São João, no Concelho das Lajes do Pico, tem a assinatura de Ivo Barão, um dos sócios gerentes do atelier de arquitectura Barão-Hunter, sediado na Suíça.


Ivo Barão, jovem arquitecto de 32 anos, natural de Loulé, licenciado em arquitectura pela Universidade do Porto, considerou a sua obra na freguesia de São João como a obra mais radical que alguma vez fez, classificando-a como uma adega que se torna numa espécie de refugio em pleno Oceano Atlântico.



No edifício é possível verificar-se uma estrutura hexagonal em pedra onde assenta uma cobertura de madeira, num processo arquitectónico de obsessão geométrica possível de ser comparado a um cockpit de um grande barco e com a ilha montanha a ser a embarcação. A pequena construção, encontra-se abaixo da estrada regional com um enquadramento subtil com a natureza. Do edifício, apenas se vê o mar, as rochas e a linha do horizonte, fazendo esquecer os processos de ocupação do território que tendem a retirar à ilha o seu encanto alienado.



In público (02 de Março de 2018), revista ípsilon.


Fotografias retiradas da página oficial do atelier de arquitectura Barão-Hunter

Comentários