Das Lajes ao Vaticano: Da hipocrisia à (in)consciencialização!




Já passou quase um mês desde que a viagem promovida pelo Município das Lajes do Pico ao Vaticano se realizou. Uma viagem, que mesmo passado um mês ainda dá que falar pelo orçamento gasto na deslocação dos cerca de cem idosos ao Estado maior da Religião Cristã.

A principal onda de protestos foi sem duvida que o orçamento gasto nessa viagem poderia ser empregue em tantas outras opções que permitiriam “alavancar” o investimento no concelho, que existiriam tantos outros locais onde aplicar o dinheiro e tantas outras coisas que nos fariam muito mais falta do que a viagem em si!
Incrível, foi perceber também que após a apresentação da Semana dos Baleeiros, alguns dos que criticaram o gasto nessa mesma viagem foram também os mesmos que criticaram o reduzido orçamento estipulado quando comparado ao orçamento gasto dos concelhos da Madalena ou de São Roque nos principais festivais da Ilha.
Esta hipocrisia demagoga é deveras interessante, e na minha maneira de ver, até mesmo incompreensível. No nosso mais profundo e consciente raciocino, devemo-nos questionar se afinal aquele orçamento é mais bem empregue numa deslocação dos cem idosos ao Vaticano ou em pagar a um ou dois artistas para actuarem numa festa do concelho?
Para mim, e mais uma vez na minha maneira de ver, o retorno cultural numa viagem ao Vaticano é deveras superior ao retorno cultural de um qualquer artista que venha a ser cabeça de cartaz numa qualquer festa do concelho da Ilha do Pico, ou será preferível gastarem o mesmo orçamento num Tony Carreira ou Mariza?
Podemos questionar os moldes da sua “organização”, a forma da sua comunicação ou até os elementos escolhidos para acompanharem os idosos, tudo isso pode ser questionável, o que não podemos e não devemos questionar é que aqueles que tiveram o prazer de fazer essa “viagem” vieram sem sombra de dúvidas muito mais “ricos” do que quando saíram das Lajes!

Post Scriptum: Publicado na Edição do Jornal O Dever do dia 19 de Abril de 2018.

Comentários