Freguesia de São João celebra o 25 de Abril





Hoje, dia 25 de Abril, é para além da data histórica da história de Portugal, o dia da celebração do 34º aniversário da Casa do Povo de São João. Associado à sua celebração, e enquadrado na “Semana Cultural”, são realizados jogos tradicionais que promovem a socialização entre toda a população, com pessoas de todas as gerações e das mais variadas idades da freguesia de São João.


É um dia de celebração intenso, com muitas e variadas actividades que promovem o companheirismo e a amizade entre todos os seus participantes, através da prática de desporto e de jogos tradicionais.

A tarde começa com a já tradicional caminhada promovida em parceria com a CPCJ, que vai desde o largo de São João Baptista, também conhecido como São João pequenino, e vai até ao campo de futebol 11 no Campo Raso. E é aqui, no campo de futebol, que as restantes atividades  (jogos tradicionais) se realizam.




Os participantes dos jogos tradicionais são agrupados em idades, e participam quer individualmente quer em equipas. Os jogos começam com a prova de atletismo, seguindo a prova de gincana, da fonte, do ovo e de entres tantas outras actividades.


Prova de Atletismo até aos 12 anos
Prova da Corrida de Sacos até aos 12 anos
Prova de Gincana (etapa das "cavalitas") até aos 12 anos

Prova de Gincana (etapa das "argolas") até aos 12 anos

Prova de Gincana (etapa das "setas") até aos 12 anos

Prova de Gincana (etapa do "ovo na colher") até aos 12 anos

Prova da Fonte até aos 12 anos


Prova da Fonte até aos 12 anos




Prova das "andas" até aos 12 anos 
Prova "rebenta cabos" até aos 12 anos



Prova do Ovo até aos 12 anos
No final do dia realizou-se uma celebração na Casa do Povo de São João, com a palestra deste ano a ser proferida pelo Maestro da Filarmónica Recreio dos Pastores, sobre como o estudo da música antiga pode e deve influenciar a vida futura da filarmónica que hoje rege. Terminando a noite com um concerto, onde se estrearam os novos elementos da Filarmónica Recreio dos Pastores, encerrando com uma musica que se "estima" que tivesse sido uma das primeiras músicas tocadas pelos primeiros tocadores da filarmónica há mais de 100 anos.

Palestra "Da Música Antiga à Recreio dos Pastores"

Actuação da Filarmónica Recreio dos Pastores




Comentários