Pico será o palco da celebração do Dia da Europa 2018!






Este ano, a Região Autónoma dos Açores celebra o Dia da Europa na Ilha do Pico.


O Dia da Europa é uma celebração anual, que se realiza no dia 09 de Maio, e que tem a função de celebrar a paz e a unidade do continente europeu, no aniversário da “Declaração Schuman”, um discurso proferido em 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, onde mostrava a sua visão de um novo modelo de cooperação europeu que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus.

Para este ano (2018), o tema escolhido é o Ano Europeu do Património Cultural , um tema que serve de convite a que todos os participantes fiquem mais envolvidos no património cultural dos seus locais de residência. O Conselho da Europa, a Unesco e outros parceiros, realizarão dez projetos de impacto de longo prazo, onde serão incluídas atividades em escolas, investigação sobre soluções inovadores para a reutilização de edifícios históricos ou a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais. O objetivo deste ano é desencadear uma mudança real na forma como os europeus desfrutam, protegem e promovem a cultura e o seu património.

Nos Açores, o Governo Regional decidiu escolher a Ilha do Pico para celebrar o ano europeu através da exploração da cultura da vinha (Património da Unesco) e da cultura Baleeira (que se encontra atualmente em processo de preparação para concorrer a património da Unesco), duas realidades que fizeram e fazem parte da vida social e económica desta Ilha.

Comentários