Espírito Santo em São João: Mudança da Coroa




Ontem, Domingo 13 de Maio de 2018, iniciou-se em São João as festividades do Divino Espírito Santo com a tradicional “Mudança da Coroa”. Uma cerimónia que consiste na realização de uma procissão da Coroa do Divino Espírito Santo desde o Império até à Casa do Mordomo que aqui permanecerá até ao dia da Festa (Domingo 20 de Maio na companhia de Baixo e Terça-feira 22 de Maio na Companhia de Cima).


Procissão da Companhia de Baixo

Procissão da Companhia de Cima

Procissão da Companhia de Cima

Durante este período, as pessoas cantam o Terço num ritual que atualmente se repete todas as noites ás 21h. No final do Terço, os Mordomos em cada noite brindam os presentes, e no último dia, oferecem um “biscoito” (pão de pequena dimensão).

Na freguesia de São João, concelho das Lajes do Pico, Ilha do Pico, ao existirem dois Impérios esta mudança é efetuada em dobro (uma logo a seguir à outra) e sempre acompanhada pela Filarmónica Recreio dos Pastores,  que ao chegar á casa do Mordomo toca o Hino do Espírito Santo.

Chegada da Coroa à Casa do Mordomo da Companhia de Baixo

Chegada da Coroa à Casa do Mordomo da Companhia de Cima

Este ano, os Mordomos de São João são Alexandre Bettencourt Alvernaz no Império do Domingo de São João (na Companhia de Baixo), e Dimas Gonçalves no Império da Companhia de Cima.

Mordomo do Império do Domingo de São João, Alexandre Alvernaz

Mordomo do Império da Companhia de Cima, Dimas Gonçalves




Comentários