Futsal Ilha do Pico: 2ª Jornada do Torneio de Abertura





Ontem, sábado dia 29 de Setembro de 2018, realizou-se a 2ª jornada do Torneio de Abertura de futsal da AF Horta.

Na 2ª jornada, o CB São Mateus recebeu o Vitória FC CD São João recebeu o GD Piedade e o CD São João recebeu o GD Piedade num jogo que foi também palco para homenagear o Vice Presidente Paulo Alvernaz que faleceu na semana passada.




========== CD São João vs GD Piedade ==========



O encontro começou com uma bonita homenagem ao Vice Presidente do CD São João Paulo Alvernaz recentemente falecido, através da utilização de um equipamento especial para o encontro, onde era ostentado o nome de Paulo Alvernaz em todas as camisolas. O CD São João, através do seu presidente e capitão de equipa, entregou à esposa do Vice Presidente, Ângela Alvernaz, uma camisola do jogo, o cartão de vice presidente e também uma bola autografada por todos os atletas participantes no encontro, tendo lhe sido dada também a oportunidade de iniciar o jogo com o pontapé de saída.




Mas infelizmente, nem todas as partes intervenientes na partida tiveram uma postura profissional e a Associação de Futebol da Horta voltou a falhar com a modalidade de Futsal ao não comparecerem os árbitros para a realização da partida, tendo dois elementos das equipas (Daniel Aguiar do CD São João e Tiago Freitas do GD Piedade) avançado para ocuparem os lugares dos árbitros de modo a que o jogo se pudesse realizar.

O jogo iniciou-se como se esperava, com a equipa do CD São João (atual campeã do Pico) a dominar o jogo em termos táticos e a ter múltiplas oportunidades de golo obrigando o guarda-redes João Tavares a várias defesas, com a melhor oportunidade a caber a Victor Martins que após tirar o guarda-redes do GD Piedade e de baliza aberta rematou com estrondo ao poste.

Com dificuldades na saída com bola e na gestão do jogo, o GD Piedade chegou mesmo à vantagem através de um golo de bola parada, onde após a marcação do canto, o jogador André Azevedo apareceu sozinho na zona de finalização e sem hipótese para o guarda-redes do CD São João, Sérgio Ávila, marcou o primeiro golo.

Após o golo, o GD Piedade assumiu um maior controlo do jogo e acabou por nivelar a partida em termos de oportunidade, obrigando Sérgio Ávila a várias defesas complicadas. Contudo, e apesar da excelente exibição do guarda-redes do CD São João, o GD Piedade, novamente através de André Azevedo, ampliou a vantagem para 0-2 num lance “cópia” do primeiro golo.

No final do primeiro tempo, o jogo tornou-se um pouco mais agressivo fisicamente mas os árbitros improvisados conseguiram de certo modo controlar o jogo.

Com inicio do segundo tempo, foram criadas várias oportunidades de golo para ambas as equipas levando mesmo a que João Tavares fizesse uma defesa praticamente impossível ao segundo poste, e num momento em que se o golo acontecesse o CD São João poderia mesmo ganhar animo para dar a volta ao resultado.

Com o tempo a passar, os jogadores ficaram mais nervosos e o jogo acabou por tornar-se mais físico e com maior intensidade no confronto entre jogadores.

O terceiro golo chegou mesmo através de um lance de bola corrida, num golo de grande qualidade de Tristan Serpa.

O CD São João ainda reduziu para 1-3 quando faltavam cerca de 3 minutos numa excelente movimentação de futsal, com Victor Martins a ganhar o espaço a Gonçalo Cordeiro e a finalizar ao segundo poste sem hipótese para João Tavares.

Muitas foram as criticas vindas da bancada sobre a arbitragem, quer para o árbitro nomeado pelo GD Piedade, quer para o árbitro nomeado pelo CD São João.

No final, foi um grande jogo de futsal e com duas boas equipas de futsal que entregaram tudo o que tinham dentro campo para que pudessem vencer.

Da nossa parte, nota Negativa para a AF Horta pela falta de consideração ao não comparecer a equipa de arbitragem num jogo do escalão sénior que à partida já se sabia ser um jogo emotivo e que merecia ter um acompanhamento “profissional”.

========== CB São Mateus vs Vitória FC ==========

Outro jogo desta jornada do Torneio de Abertura foi a deslocação do Vitória FC ao terreno do CB São Mateus num jogo que se esperava equilibrado, mas com favoritismo para a equipa da casa face não só ao seu histórico na modalidade de futsal, mas também por querer inverter o resultado da primeira jornada.

O Vitória FC queria pontuar para começar da melhor maneira o Torneio de Abertura, visto o seu primeiro jogo ter sido adiado, contudo, o jogo terminou com a vitória do CB São Mateus por uma bola a zero.


========== Calendário do Torneio de Abertura Pico ==========





Comentários