Enguia Pelicano capturada em video nos Açores





A fundação Rebikoff-Niggeler, conseguiu capturar pela primeira vez, o registo de uma “enguia pelicano” a caçar uma presa em grande profundidade. O registo foi feito nos Açores, mais propriamente a sul da Ilha de São Jorge, por Kirsten e Joachim Jakobsen, fundadores da fundação e tripulantes do LULA1000.


Este registo, dada a sua importância científica, foi também alvo de publicação pela revista Magazine nos Estados Unidos da América, principalmente pelo facto do vídeo vir a desmistificar a forma e método de caça da enguia pelicano, algo que até agora se julgava que fosse feito de forma passiva.






A enguia pelicano (Eurypharynx pelecanoides) é uma espécie de peixe que habita a profundidades entre os 500m e os 3000m. O seu nome, deve-se à sua capacidade de ampliar a sua cabeça para captar presas, um pouco semelhante aos Pelicanos (aves). Após o registe da Fundação Rebikoff-Niggeler, é possível evidenciar que se trata de uma espécie “caçadora”, pois esta espécie de peixe persegue ativamente a sua presa.



Esta espécie, possui como principal característica a sua enorme boca (que é muito maior que o seu corpo) e que pode ser aberta o suficiente para engolir um peixe maior que a própria enguia. O seu corpo, possui em certas parte fótoforos, isto é, órgãos biológicos que transmitem luz.

Até ao momento, o pouco que se sabia das enguias pelicanos, era proveniente das enguias que eram inadvertidamente capturas pelas redes de pesca em alto-mar, com maior tendência para o Oceano Atlântico.



Mas quem é a Fundação Rebikoff-Niggeler?


A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma associação sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Publica em 2000 pelo Governo Regional dos Açores, com sede na Ilha do Faial e cujo o principal objetivo consiste na pesquisa e documentação cinematográfica do mar profundo, permitindo o acesso a observações in-situ a grandes profundidades através da utilização de tecnologia submarina.

 Durante o mês de Setembro, também a embarcação Nautilus capturou nas águas profundas do Havaí registos da enguia pelicano.




Comentários