Futsal Ilha do Pico: 8ª Jornada da Taça do Pico - Vitória FC ganha os primeiros três pontos e CD São João deixa escapar aproximação ao líder




Realizou-se no passado sábado dia 01 de Dezembro de 2018, a 8ª jornada da Taça do Pico de futsal da AF Horta.

Um jornada que foi uma verdadeira surpresa com uma das equipas candidatas ao título CB São Mateus a vencer em casa o GD Piedade e o Vitória FC a finalmente conseguir pontuar nesta competição.



===== Vitória FC vs CD São João =====

Nada fazia prever os primeiros minutos da partida, que foram verdadeiros momentos de “terror” para a equipa campeã em titulo, o CD São João. Ainda o cronómetro de jogo não tinha chegado ao final do primeiro minuto de jogo e já o Vitória FC vencia o CD São João por duas bolas a zero (golos de Steve Pereira e Tiago Furtado). Ao ver-se a vencer, o Vitória FC passou a controlar e a gerir o jogo a seu belo prazer. O CD São João ainda reduziu para 2-1 aos 8 minutos e através de Dário Bettencourt num momento de instabilidade da equipa visitada dadas as alterações que havia efetuado. Contudo, a equipa da casa não se deixou ficar e a cerca de 4 minutos do final da primeira parte, o Vitória FC voltava a marcar, através de Tiago Furtado, ampliando a vantagem para 3-1, resultado que permaneceria até ao final da primeira parte.
No segundo tempo, o CD São João tentou correr atrás do “prejuízo” e passou a jogar com guarda-redes avançado. Mas foi o Vitória FC que esteve muito forte defensivamente, quem viria a marcar, aos 32 minutos, aumentando assim o resultado para 4-1 e através do jogador contratado este ano à Madalena, Paulo Reis. O CD São João ainda reduziu para 4-2 aos 39 minutos através de Diogo Vieira. O Vitória FC consegue assim os primeiros três pontos da Taça do Pico de futsal 2018/2019.




======= CB São Mateus vs GD Piedade =======



Num jogo que usualmente já é considerado de grande nível, o CB São Mateus recebeu o GD Piedade e venceu por três bolas a duas.

O jogo começou com o GD Piedade a forçar a equipa da casa a jogar mais recuado permitindo que o golo de Rafael Cardoso aparecesse logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. Com o resultado favorável, o GD Piedade continuou a pressionar alto na tentativa de ampliar a vantagem, contudo, num lance de contra-ataque e através de um desentendimento defensivo da equipa líder desta competição, o CB São Mateus conseguiu a igualdade aos 10 minutos com golo de Wilson Miranda. Após sofrer o golo, a equipa visitante “perdeu” o norte e passou tomar mais decisões individuais do que colectivas, permitindo assim que a equipa da casa tomasse conta do jogo. Com o controlo da partida e o adversário perdido em campo, o CB São Mateus foi criando várias oportunidades de golo que foram sendo esbarradas no guarda-redes do GD Piedade, Álvaro Lopes. Contudo, o azar volta a bater à porta do GD Piedade e em mais um lance de total desentendimento defensivo entre André Azevedo e Álvaro Lopes, o CB São Mateus não desperdiçou e passou mesmo para a frente do marcador com golo de David Afonso, colocando assim, em 2-1  o resultado que permaneceria até ao intervalo.
No segundo tempo, “mais do mesmo”, um GD Piedade a jogar e a pressionar alto, mas sem fio condutor, e um CB São Mateus a aproveitar sistematicamente os erros do adversário, o que lhes permitiu voltar a marcar através de Carlos Silva, ampliando o resultado para 3-1. Edgar Freitas ainda marcou para o GD Piedade reduzindo o resultado para 3-2. Já no final da partida, o  jogo começou a aquecer com vários lances de dúbia decisão, originando vários protestos do banco da equipa da Ponta da Ilha, que pediram a expulsão do jogador do CB São Mateus que deitado no chão e já sem hipótese de jogar a bola, agarra a perna do jogador Rafael Cardoso não permitindo a sua progressão num lance que originaria uma jogada perigosa de 3 para 2. Noutro situação, Edgar Freitas ainda coloca a bola dentro da baliza do CB São Mateus, num lance que gerou alguma controvérsia ao ser assinalado golo e depois falta pelo Árbitro principal da partida, anulando assim a igualdade ao GD Piedade. Nos minutos finais da partida e com o GD Piedade já a jogar em 5 para 4, mais uma situação de grande polémica, com o jogador do CB São Mateus a cortar a bola com a mão, num lance junto da grande área e com os jogadores do GD Piedade a pedirem penálti e o árbitro a marcar livre “em cima da linha da área” da equipa da casa.

O CB São Mateus garante assim três pontos importantíssimos na luta pelo primeiro lugar da competição, infligindo assim, a segunda derrota ao atual líder da competição o GD Piedade.

======= Calendário | Próxima Jornada =======













=======  Classificação Geral Taça da Ilha =======



JOGOS
V
E
D
GM
GS
G.AVG
PONTOS
GD PIEDADE
8
6
-
2
27
14
13
18
CB SÃO MATEUS
7
4
1
2
23
19
4
13
CD SÃO JOÃO
7
3
1
3
23
24
-1
10
VITÓRIA FC
8
3
-
7
10
26
-16
3





Nota: O CD São João e o CB São Mateus têm um jogo a menos que se realizará no próximo dia 05 de Dezembro de 2018.



A Taça da Ilha do Pico da AF Horta, realiza-se em 4 voltas num total de 12 jornadas.

O vencedor será apurado através do somatório do maior número de pontos.





=======  Melhores Marcadores =======



Jogador
Equipa
Total
Diogo Vieira
CD São João
9
Rui Alberto
CB São Mateus
7
Carlos Ferreira
GD Piedade
5
Rodrigo Alves
CD São João
5
Gonçalo Cordeiro
GD Piedade
5


Comentários