Futsal Ilha do Pico: 9ª Jornada da Taça do Pico - Vitória FC volta a perder e CD São João perde oportunidade de aproximação ao líder



SEMANA de várias emoções fortes no que se refere ao Futsal da Ilha do Pico.




(Jogo em Atraso da 7ª Jornada)






===== CD São João vs CB São Mateus =====


Na passada quarta-feira, dia 05 de Dezembro de 2018, realizou-se o jogo que estava em atraso referente à 7ª Jornada que colocou frente a frente os dois principais clubes candidatos ao título da época 2018/19, CD São João e CB São Mateus.

O CB São Mateus que vinha de uma vitória importantíssima ante o líder GD Piedade, deslocou-se ao campo de CD São João para discutir a aproximação ao primeiro lugar. Logo no início da partida, o CB São Mateus viu-se num autêntico turbilhão de emoções ao ver o guarda-redes ser expulso logo nos momentos iniciais e a conseguir, mesmo assim, colocar-se à frente do marcador através do golo de Rui Andrade. Contudo, cheia de destreza tática, foi a equipa campeã em título quem sobressairia neste encontro ao dominar uma partida que se esperava difícil. Assim, com três golos (João Roias, Filipe Quadros e Diogo Vieira) na primeira parte e dois golos (Rodrigo Alves e Victor Martins) na segunda, o CD São João voltava a aproximar-se do líder e a igualar em pontos o 2º classificado.



(9ª Jornada)



===== CB São Mateus vs Vitoria FC =====


Foi no sábado, dia 08 de Dezembro de 2018, que se realizou uma das jornadas mais “eloquentes” desta Taça do Pico de Futsal.

O CB São Mateus recuperou da pesada derrota sofrida no jogo em atraso com o CD São João e infligiu mais uma derrota por quatro golos (Wilson, Carlos Alves(2) e Rui Andrade) a dois (auto-golo, Tiago Cardoso) na equipa do Cais do Pico que soma apenas 3 pontos em 27 possíveis!



===== GD Piedade vs CD São João =====


Num jogo que começa a ganhar verdadeiros contornos de rivalidade desportiva, encontraram-se duas equipas de grande nível. Por um lado, o CD São João, campeão em título e com aspirações na revalidação do título, e por outro, o GD Piedade que tem sido a verdadeira surpresa deste ano.

O jogo começou com as duas equipas apreensivas face ao método de jogo da equipa adversária, a procurarem não complicar e jogar de forma controlada. Foi nesse “controlar” de jogo que Rodrigo Alves silenciou o pavilhão da Piedade ao marcar o primeiro golo do jogo para o CD São João. Os fantasmas da derrota nas Lajes apoderaram-se dos jogadores GD Piedade e o CD São João podia mesmo ter ampliado a vantagem. Contudo, foi dos pés do ex-jogador do CD São João, Gonçalo Cordeiro, que se repôs a igualdade no marcador. Com um jogo mais intenso e veloz, foi novamente o GD Piedade quem voltaria a marcar através de André Azevedo, resultado que se manteria até bem perto do final do primeiro tempo, quando num lance de maior infelicidade para o guarda-redes do GD Piedade, João Silva, o CD São João voltaria a marcar levando o jogo empatado para o intervalo.

O segundo tempo começou mais agressivo, com disputas de bolas mais violentas e com várias picardias entre jogadores. E ao minuto três do segundo tempo, caiu um balde de água fria na equipa visitante ao sofrer dois golos de rajada (André Azevedo e Gonçalo Cordeiro). O CD São João ainda tentava responder à desvantagem de dois golos, mas num lance de grande polémica, o jovem jogador Diogo Vieira acaba por ser expulso por acumulação de amarelos. Nesse mesmo instante, Rafael Cardoso (ex-jogador do CD São João) amplia a vantagem do GD Piedade para 5 – 3. Com a cabeça perdida, os jogadores do CD São João começaram a jogar mais com o coração do que em tática, já perto do final do encontro, num lance de “duplo” amarelo a Victor Martins (por falta e posteriormente por protestos) o CD São João volta a ficar reduzido a três jogadores. Nesse lance, é marcado livre direto (por acumulação de faltas), sendo Leandro Moniz, outro ex-jogador do CD São João que aprimorou a pontaria e fechou o resultado em 6 – 2.

No final do jogo, foram lançadas várias críticas à arbitragem por parte dos adeptos e jogadores dos dois clubes.

Salienta-se como facto chave para a modalidade a moldura humana que se presenciou no pavilhão da Ponta da Ilha, com os adeptos dos dois clubes a torcerem de forma entusiasmada pelas suas equipas e a “exigirem” maior velocidade e entrega ao jogo.


======= Calendário | Próxima Jornada =======



=======  Classificação Geral Taça da Ilha =======



JOGOS

V

E

D

GM

GS

G.AVG

PONTOS

GD PIEDADE

9

7

-

2

33

16

17

21

CB SÃO MATEUS

9

5

1

3

28

26

2

16

CD SÃO JOÃO

9

4

1

4

30

31

-1

13

VITÓRIA FC

9

1

-

8

12

30

-18

3

A Taça da Ilha do Pico da AF Horta, realiza-se em 4 voltas num total de 12 jornadas.
O vencedor será apurado através do somatório do maior número de pontos.
=======  Melhores Marcadores =======


Jogador
Equipa
Total
Diogo Vieira
CD São João
11
Rui Alberto
CB São Mateus
7
Rodrigo Alves
CD São João
7
Gonçalo Cordeiro
GD Piedade
7
Carlos Alves
CB São Mateus
5
Carlos Ferreira
GD Piedade
5
André Azevedo
GD Piedade
5






Comentários