Aeroporto do Pico: Estudo da ampliação é para avançar!



O Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, já deu  orientações à Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas para se proceder a um estudo técnico de modo a “estudar” possíveis soluções para a resolução de questões de ordem técnica e operacional que condicionem ou impeçam a plena utilização, bem como, sobre a possibilidade da ampliação da pista do Aeroporto do Pico, não descurando, o “custo-benefício” e as possíveis fontes de financiamento para as soluções encontradas.


Esta tem sido uma “exigência” de toda a Ilha do Pico, desde vozes particulares que se ouviram através dos primeiros peticionários Ivo Sousa, Bruno Rodrigues e Luís Ferreira, vozes associadas a partidos políticos ou mesmo, através de vozes das próprias associações de comerciantes. Também o Conselho de Ilha do Pico assumiu este propósito e através do último memorando, os conselheiros reafirmaram a importância do aumento da pista do Aeroporto do Pico no contexto socioeconómico, defendendo e exigindo que o seu aumento deveria ser incluído nas negociações do próximo quadro comunitário e por isso é de salutar esta decisão do Presidente do Governo Regional dos Açores.

Contudo, e apesar de ser “apenas” uma diretiva, a verdade é que este pedido de estudo é um passo enorme para a luta de melhores acessibilidades à Ilha do Pico que têm sido reivindicadas pela sua população e pelos seus comerciantes, dando também margem ao próprio Governo Regional dos Açores de perceber qual a verba necessária a incluir no próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Agora, resta-nos aguardar pela sua boa concretização, sabendo nós antemão, que nunca se poderá pensar numa obra desta envergadura “para ontem” o que quer dizer que a haver, será apenas a concretizar após 2021.

Assim, esta decisão do Presidente do Governo Regional dos Açores , é uma demonstração clara que o Pico , afinal é uma peça fundamental na “estratégia do turismo Açores” e que tem de ser levado muito a sério!


Comentários