Os Açores também são Europa!





Estamos a menos de dois meses das próximas eleições parlamentares europeias, um órgão da UE que tem poderes legislativos, supervisionais e orçamentais. Um órgão que em conjunto com o Conselho Europeu constitui a autoridade orçamental máxima cuja a função consiste em determinar os montantes globais e a repartição das despesas como também as receitas para as cobrir. É neste “núcleo duro”, que se tomam decisões importantes para as regiões europeias, onde assuntos de extrema importância são abordados, analisados, e incluídos no quadro de apoios comunitários. Esquecer a importância destas eleições é esquecer a proveniência dos fundos aplicados a investimentos como os da Escola EB 1,2, das Lajes do Pico, do Centro de Saúde da Madalena, ou do Porto da Madalena. Esquecer a importância destas eleições para as regiões portuguesas, é esquecer que determinados investimentos que permitam melhorar as condições de vida da população só poderão ser concretizados se forem devidamente abordados e explanados. Sem alguém que olhe pela nossa região, investimentos como os do Aeroporto do Pico ou do Porto de São Roque serão praticamente impossíveis. Os nossos agricultores e pescadores deixarão de ter “voz”. A Saúde, a Cultura, o Desporto e o Desenvolvimento Regional ficarão afetados. Resumidamente, ficaremos mudos perante uma Europa em constantes necessidades de investimento , de progressão e de evolução, onde cada vez mais as regiões europeias competem entre si em busca de mais e melhores investimentos.

Por isso, foi com elevada estranheza que li que o PSD havia decidido não incluir na sua lista de candidatos a Deputados Europeus nenhum elemento da Região Autónoma dos Açores, delegando a defesa dos Açores ao deputado da Madeira, desconsiderando por completo a Região Autónoma dos Açores e os Açorianos. Mas foi ainda mais longe, e justificou a sua posição com a célebre declaração que os Açores não valem mais de 12 mil votos e que “não é uma fortuna”. Uma declaração totalmente desproporcional e inapropriada a quem se diz querer ser o próximo líder de Portugal! Mas é nesta justificação de todo inapropriada que PSD pela voz do seu líder Rui Rio se engana, é que os Açores não são só 12 mil votos, os Açores são muito mais que isso, são 243.862 habitantes (apenas menos 10.506 habitantes que a Madeira que por acaso merecem eleger um deputado) que merecem tanto respeito como qualquer outro português, são o espaço marítimo que faz com que Portugal tenha uma das três maiores Zonas Económicas Exclusivas da Europa, são o território que garante a Portugal “a fortuna” para que a sua zona marítima se estenda até ao meio do Oceano Atlântico.

Falar dos Açores pelo número de votos que pode vir a ter é de todo descabido, inaceitável e desrespeitoso, pois os açorianos são os portugueses a quem mais tarde certamente pedirá para votar quando for a altura da Eleição para a Assembleia da República!

Comentários