CD São João vence o GD Piedade e leva a decisão do campeonato para o último jogo da época




Futsal

Clube Desportivo de São João (4) – (3) Grupo Desportivo da Piedade

Após a paragem do CAMPEONATO PICO FISIOMEDIS – SÉNIORES FUTSAL que aconteceu devido à realização do Apuramento Regional de Júniores, realizou-se no passado sábado (07 de março) mais uma jornada que colocou frente a frente o CD São João (A) e o GD Piedade no Pavilhão da EBS Lajes do Pico.



Em jogo estava a decisão do campeonato, com o GD Piedade a precisar de apenas um ponto para se sagrar campeão e o CD São João que estava obrigado a vencer se ainda quisesse lutar pelo título.

O GD Piedade assumiu o jogo nos primeiros minutos do encontro criando várias oportunidades de golo sem nunca ter conseguido finalizar. Com o Piedade a falhar os golos, o CD São João cresceu e acabou mesmo por marcar o primeiro golo do encontro, através de Dário Bettencourt que aproveitou uma falha defensiva da equipa da Ponta da Ilha.

O GD Piedade reagiu e ainda marcou o golo do empate através de Leandro Moniz que finalizou da melhor maneira uma reposição de bola junto à baliza adversária. Com o golo marcado, o Piedade voltou a acreditar, mas,  após um erro na circulação de bola, o CD São João voltaria a colocar-se na frente do marcador por Nélson Barros que após intercetar um passe da equipa visitante, correu isolado e na cara do Ricardo Soares (GD da Piedade) não vacilou e finalizou colocado o marcador em duas bolas a uma para a equipa da casa.

Com o segundo golo sofrido, o Piedade demonstrou algum nervosismo e descontrolo emocional permitindo ao CD São João ampliar a vantagem para três bolas a uma, aproveitando mais um erro do GD Piedade num passe em profundidade que ao ser intercetado por Diogo Vieira permitiu criar a transição que viria a dar golo através de um remate ao primeiro poste de Rui Godinho.

No final do jogo, o Piedade ainda voltava a colocar a bola dentro da baliza adversária antes do apito final, mas o árbitro anulou por considerar o toque da buzina, tornando-se este num dos lances mais polémicos do jogo (ver vídeo abaixo).




A segunda parte começava da mesma maneira, o Piedade cabisbaixo e o CD São João a acreditar que a vitória estava mesmo ali. E foi essa “diferença” que permitiu que novamente, o CD São João voltasse a marcar, desta vez pelo aniversariante António Macedo, ao aproveitarem mais um erro da equipa visitante.

Com os minutos a avançarem e o resultado a manter-se inalterado, o Piedade ainda se viu a jogar com quatro jogadores quando André Azevedo é expulso ao receber o segundo amarelo por jogar a bola com a mão.
Mas, quando faltavam apenas 5 minutos de jogo, o Piedade reduziu a desvantagem através de Rafael Cardoso dando novo alento à equipa visitante. Com a vontade de vencer a crescer, começaram a efetuar uma maior pressão levando a que a equipa da casa chegasse rapidamente às 5 faltas. Com a sexta falta, Leandro Moniz bate o livre de 10 mts para defesa incompleta de Sérgio Ávila (GR do CD São João) que permitiu que na recarga Tristan Serpa marcasse e colocasse o resultado final em 4 – 3, levando a decisão do campeonato para o último jogo que será disputado no Pavilhão da Ponta da Ilha.


============ CALENDÁRIO ============

Calendário
Jornada 07/12/2019
CD São João (A)
1
GD Piedade
2
Jornada 14/12/2019
CD São João (B)
2
CD São João (A)
7
Jornada 11 /01/2020
GD Piedade
7
CD São João (B)
1
Jornada 18/01/2020
GD Piedade
3
CD São João (A)
2
Jornada 25/01/2020
CD São João (A)
12
CD São João (B)
5
Jornada 01/02/2020
CD São João (B)
0
GD Piedade
2
Jornada 07/03/2020
CD São João (A)
4
GD Piedade
3
Jornada 14/03/2020
CD São João (B)

CD São João (A)

Jornada 21/03/2020
GD Piedade

CD São João (B)

Jornada 18/04/2020
10ª
GD Piedade

CD São João (A)

Jornada 25/04/2020
11ª
CD São João (A)

CD São João (B)

Jornada 02/05/2020
12ª
CD São João (B)

GD Piedade


============ CLASSIFICAÇÃO ============


Jogos
Vitória
Empate
Derrota
GM
GS
AVG
Pontos
GD Piedade
4
3
0
1
15
8
9
9
CD São João (A)
4
3
0
1
26
15
11
9
CD São João (B)
3
0
0
3
8
28
-20
0

Nota:
Apesar dos pontos iguais, apenas os jogos entre as equipas GD Piedade e CD São João são válidos para o apuramento de campeão. Assim, o GD Piedade apresenta-se com 6 pontos e o CD São João apresenta-se com 3 pontos.

Comentários