Crise no Aeroporto do Pico?









O mês de Maio foi, segundo a publicação da SREA «Movimento de Passageiros Aéreos – Maio 2017», um mês de “crise” para o Aeroporto do Pico. Por este aeroporto passaram menos 7,42% dos passageiros quando comparado com o fluxo de passageiros no período homólogo de Maio de 2016. Segundo a mesma publicação, o Pico foi mesmo o pior aeroporto da Região Autónoma dos Açores, ficando muito aquém dos 25% de crescimento das Flores, dos 22% de crescimento em São Miguel ou mesmo dos 6% de crescimento do aeroporto da ilha do Faial.

Mas numa abordagem mais pormenorizada, a “crise” que se julga sentir no Pico, acaba mesmo por não ser crise nenhuma!

É que na mesma perspetiva de análise, se compararmos a variação percentual do número de aviões, verificamos que o Pico recebeu em Maio de 2017 menos 7% dos voos que recebeu em Maio 2016, e em boa verdade, falamos de voos que divergiram para o Faial, voos cancelados por causa de greves ou voos que foram cancelados pelas mais variadíssimas razões. E através da abordagem entre o número de passageiros e o número de voos, e mantendo o mesmo período de comparação, conseguimos verificar que afinal, a variação foi de apenas -0,54%.

Mas passemos a abordar os resultados do aeroporto do Pico desde começo do ano de 2017 .

Se começarmos a analisar os números desde 01 de Janeiro de 2017, verificamos que o Pico, a par com São Jorge, Graciosa e Santa Maria, foram os únicos aeroportos com variações negativas no número total de voos recebidos face a 2016, e que mesmo assim, continuam a apresentar variações positivas no número de passageiros desembarcados. É também importante referenciar que os Açores, com exceção do Corvo e de São Miguel, apresentam uma variação no número de passageiros superiores às variações dos números de voos, o que demonstra efetivamente a procura ainda crescente por estes destinos.
 
 
Variação de Passageiros e de Aviões no período de Janeiro-Maio de 2016 e 2017
 
Importa também referir que o Pico, é durante o período de Janeiro a Maio a segunda Ilha com melhor taxa de ocupação de toda a Região Autónoma dos Açores e a primeira das Ilha sem acesso às Low Cost ficando à sua frente apenas a Ilha de São Miguel.
 
 

 
Taxa de ocupação média dos aviões durante o período de Janeiro a Maio
 
 
Por outro lado, podemos também verificar que o impacto das low cost em São Miguel, e apesar do crescimento do número de passageiros ser positivo, começa a apresentar-se numa fase decrescente, onde as variações negativas no número de passageiros por voo começam a tornar-se um padrão (exceção ao mês de Abril), mas sempre abaixo da média da Região Autónoma dos Açores. Em sentido inverso, o Pico, à exceção do mês de Maio, apresentou-se sempre com variações superiores a média da Região Autónoma dos Açores, permitindo-lhe um crescimento de quase 4% ao mês! 
 
 
Variação percentual do número médio mensal de passageiros por voo durante o período de Janeiro a Maio
 
 
 
Mas voltemos à  suposta crise do aeroporto do Pico. 
 
O Pico teve entre Janeiro e Maio deste ano e quando comparado com o período homologo:
 
- menos 1% dos voos;
- mais 6% de passageiros (mais 3 a 4 passageiros  em média por voo);
- um crescimento acumulado de 18%;
- e valores percentuais superiores à da média da Região Autónoma dos Açores;
 
Pelo que só me resta dizer que se isto é crise…
 
 

 
 




=====
Fontes
Imagem: Blog o Pico e os Aviões
Gráficos: Produzidos pelo autor através dos dados publicados na página oficial da SREA, boletim de Maio de 2017.

Comentários

  1. Mais uma vez, parabéns pela excelente análise!
    Os números podem ser enganadores à primeira vista e, por isso, merecem este tipo de escrutínio, de forma a mostrar que "a crise não aterrou" na ilha montanha!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivo,
      Obrigado mais uma vez pelo teu Feedback aos artigos.
      É cada vez mais importante analisar-se os números de uma forma cuidada e mediante uma abordagem alternativa tal como tu também o fazes tão bem no blog Cais do Pico.
      Estas pequenas abordagens são essenciais e o Pico merece!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Agradeço as palavras e partilho também uma análise que acabo de fazer a cada ilha dos Açores relativamente aos dias de julho e agosto com os voos todos esgotados:
      http://www.caisdopico.pt/2017/06/o-novo-isolamento-das-ilhas-acorianas.html
      Mais uma vez se comprova que "crise" aérea não existe Pico, mas sim que a ilha montanha é aquela onde a procura supera mais vezes a oferta.
      Haja saúde!

      Eliminar
  2. Nestas análises, o que realmente interessa é o nº de pax's.
    cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Infelizmente a análise apenas pelo número de passageiros dada a divergência de realidades não é de todo o melhor indicador. Torna-se impossível comparar aeroportos apenas pelo número de passageiros quando uns teem apenas três voos semanais e outros catorze ou até mais, dai a necessidade de usar rádios e percentagens de ocupação.

      Mais uma vez o meu obrigado pela sua opinião.

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário