SATA - Um avião, um semirrígido e uma novela

Que vergonha foi aquela com os turistas no Domingo (30 de Julho de 2017)?
vem sendo hábito para quem habita por estas bandas, os atrasos e as
alterações voltaram a dar-se no voo de domingo, obrigando com que os
passageiros fizessem uma escala na ilha Terceira antes de chegarem à Horta. Com
todos os imprevistos e sucedidos, os passageiros que “compraram” o bilhete
Lisboa – Horta e que tinham como destino final a ilha do Pico, não conseguiram
chegar a tempo de apanhar a última lancha pois a sua chegada aconteceu perto
das 23h.
A SATA, segundo o seu Presidente,
e de modo a minimizar o impacto aos passageiros, fretou um semirrígido que fez
o transporte dos passageiros que queriam chegar ao Pico nessa mesma noite. No
final, o grupo de turistas a quem a SATA pretendeu “exceder as expectativas” acabou mesmo
por não gostar e colocar em causa não só o «turismo regional» mas
principalmente o Turismo do Triângulo.
É certo que de acordo com Regulamento (CE) n.° 261/2004 doParlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004,
a SATA, após o desembarque dos passageiros na Horta, não tem qualquer
obrigação para com estes no que confere ao acesso à ilha do Pico. Foi um
“triste e infeliz episódio” que nunca devia ter acontecido, mas não nos podemos
esquecer que o “trajeto” adquirido por estes passageiros à SATA foi Lisboa –
Horta e não Lisboa – Pico.
Mas o que levou uma agência turística inglesa com mais de 40 turistas que queriam visitar o Pico a adquirirem as rotas da SATA com destino a Horta?
De forma a tentar perceber esse
já tão conceituado padrão, comecei a pesquisar viagens para o mês de Agosto a
partir do seu primeiro fim de semana (05/08/2017) entre Lisboa – Pico e Lisboa
Horta, e constatei que em 27 dias possíveis de viagem a Ilha do Pico tem 70%
dos dias com disponibilidade de lugares nos seus voos e que a Horta tem 81% dos
dias nessas mesmas condições, algo que me gerou alguma confusão pois não
permite nenhuma conclusão!
Mas se abordarmos as disponibilidades
de uma forma mais “microscópica”, verificamos que afinal, o Pico desses 27 dias
tem 41% dos dias com disponibilidade inferior a 2 lugares, 4% apenas como
classe executiva, 7% que obriga os passageiros a pernoitar em São Miguel ou na
Terceira. O Faial, apesar de em menor número, sofre também em parceria com a
realidade do destino Pico, e do seu total de dias detém 11% dos mesmos com
disponibilidade em classe executiva, 7% que obriga os passageiros a pernoitar
em São Miguel ou Terceira e 4% dos dias com disponibilidade inferior a 2
lugares. Se excluirmos estes “pequenos” condicionalismos, verificamos que o
Pico passa a deter apenas 19% dos dias com disponibilidade superior a 3 lugares
e que o Faial passa a deter 59%.
Mas o que leva o destino Pico a ter uma menor taxa de dias disponíveis com disponibilidades superiores a 3 lugares em relação ao Faial?
Numa primeira instancia dir-se-ia
que os preços do Pico são mais apelativos e que por esse mesmo motivo
esgotam-se mais depressa, mas será mesmo assim?
De forma a eliminar qualquer
dúvida, voltei às simulações efetuadas para o mês de Agosto e decidi que em
todos os dias escolheria o voo disponível que mais pudesse satisfazer os
passageiros, isto é, que demorasse menos tempo a chegar ao seu destino.
Logo nesta primeira abordagem,
foi possível verificar que a média dos voos disponíveis são viagens de 02h45m
para o Faial e de 05h32m para o Pico, isto é, cerca de mais 3 horas que o
passageiro que escolha o Pico fica fechado em aeroportos e aviões (voos de
menor duração excluindo os voos que obrigam a permanecer uma noite noutra ilha).
Mas e os preços?
Os preços também têm algumas
diferenças. A média de preços em Agosto para a rota Lisboa - Pico é de 181,71€,
e da rota com destino ao Faial é de 127,39€, isto é, uma diferença de 54,32€
por passageiro.
Mas se tomarmos em atenção as
características dos voos, verificamos que esse valor altera ainda mais quando
analisamos o custo do voo direto.
Data do Voo Direto
|
Pico
|
Faial
|
06 de Agosto
|
n/a
|
241,51€
|
07 de Agosto
|
241,51€
|
n/a
|
08 de Agosto
|
n/a
|
175,51€
|
09 de Agosto
|
261,51€
|
175,51€
|
10 de Agosto
|
n/a
|
118,51€
|
11 de Agosto
|
n/a
|
118,51€
|
12 de Agosto
|
241,51€
|
175,51€
|
13 de Agosto
|
n/a
|
118,51€
|
14 de Agosto
|
175,51€
|
175,51€
|
15 de Agosto
|
n/a
|
118,51€
|
16 de Agosto
|
241,51€
|
118,51€
|
17 de Agosto
|
n/a
|
98,51€
|
18 de Agosto
|
n/a
|
78,51€
|
19 de Agosto
|
271,51€
|
98,51€
|
20 de Agosto
|
n/a
|
98,51€
|
29 de Agosto
|
n/a
|
78,51€
|
30 de Agosto
|
118,51€
|
98,51€
|
31 de Agosto
|
n/a
|
78,51€
|
Média
Preço
|
221,65€
|
132,63€
|
Logo o primeiro impacto nesta
análise é a diferença entre o custo médio destes dois destinos, é que nestes
voos específicos e à data de hoje (01/08/2017) o preço médio de quem quer
viajar para o Pico é cerca de 90€ mais caro do que quem quer viajar para o
Faial. Mas o preço médio acaba por ser inclusivamente benéfico para o destino Faial,
pois quando os dois destinos recebem voos diretos no mesmo dia (com exceção do
dia 14 de Agosto) a viagem para o Pico é sempre mais cara que a viagem para o
Faial, e chega mesmo a atingir quase 180€ de diferença no preço por passageiro,
e note-se que falamos de voos diretos com a mesma duração de tempo, isto é,
02h45m por viagem.
Mas assim tudo fica mais confuso?
Pois fica! É que se analisarmos o preço das
viagens com a lei da oferta e da procura, podemos mesmo afirmar que o Pico tem
maior procura, logo, quem quer viajar paga mais por isso. Mas de acordo com essa mesma "lei" a oferta deveria de se adequar até chegar a um ponto de equilíbrio entre o número de voos disponíveis e o número de passageiros que o querem adquirir, permitindo assim uma oferta mais benéfica para todas as partes.
Mas, se o Pico tem maior procura porque motivo é que o aeroporto do Pico não tem um aumento das ligações como teve por exemplo, o aeroporto do Faial?
Essa é uma verdade que esperemos
que se resolva, é que se o Pico tivesse disponibilidade de voos a um preço “idêntico”
aos praticados por voos de iguais condições tal como seria expectável, os
passageiros (turistas) que queriam vir para o Pico tinham como cá chegar, sem
novelas, sem enredos e sem terem que apanhar um “semirrígido”. Mas no fundo, até é de
estranhar essa abordagem por parte da SATA, porque se fossem picarotos a hipótese do “semirrígido”
já não se punha e lá tinham os passageiros que ir dormir ao Hotel Canal.
Leitura aconselhada sobre o mesmo tema:
http://www.caisdopico.pt/2017/08/eis-o-novo-pit-o-plano-invertido-dos.html#disqus_thread
Leitura aconselhada sobre o mesmo tema:
http://www.caisdopico.pt/2017/08/eis-o-novo-pit-o-plano-invertido-dos.html#disqus_thread
Álvaro, excelente estudo a mostrar porque a rota Lisboa-Pico tem um preço mais elevado face a outras rotas.
ResponderEliminarEsperemos que esta novela não tenha novos episódios!
Haja saúde!
Muito obrigado Ivo.
EliminarEsperemos que tenha sido um ato isolado.
Esta imagem não é boa para nenhuma das ilhas do triângulo!
Um abraço