Museu dos Baleeiros: Um dos melhores museus de Portugal celebra hoje 30 anos!




Faz precisamente 30 anos que o Museu dos Baleeiros, da autoria do Arquiteto Paulo Gouveia, foi inaugurado nas Lajes do Pico (28 de Agosto de 1988), mais precisamente, um ano após a proibição da Caça à Baleia. O Museu, fortemente inspirado pela arquitetura baleeira norte-americana, foi construído numa área de cerca de 2000 m2 e é constituído por um conjunto de três casas de botes baleeiros do séc. XIX, complementado com uma tenda de ferreiro, anexa, integrada num novo corpo edificado.

No seu interior, é possível aceder a cinco núcleos expositivos de longa duração, nomeadamente, o Núcleo do bote baleeiro açoriano, o Núcleo da tenda de ferreiro, o Núcleo do baleeiro em terra, Núcleo da construção naval e o Núcleo da arte baleeira (Scrimshaw).

Atualmente, é o museu mais visitado dos Açores, tendo este ano sido galardoado com o prémio de “Portugal Cinco Estrelas”. E é o único museu em Portugal dedicado à baleação artesanal, estacional e costeira tornando-se por isso um espaço privilegiado para explicar de forma global a história da baleação açoriana.

A sessão comemorativa decorrerá hoje, dia 28 de Agosto de 2018, pelas 21 horas no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Comentários