SATA: Não se trata do desvio, trata-se do respeito!
Os passageiros chegaram ao Pico, via Faial é certo e cerca de 14 horas depois de entrarem no aeroporto de Lisboa, tendo por isso mesmo sido obrigados a um total de cerca de 12 horas de viagem, mas a verdade é que chegaram, não todos, porque alguns preferiram ficar em São Miguel pagando às suas custas a estadia e vir no voo do dia seguinte, mas a maioria veio.
A novela contudo, e a meu ver,
não está no resultado final, mas sim no desenvolvimento de todo o processo que
a SATA simplesmente não soube lidar ou mesmo gerir, limitando-se apenas a
“despejar” os passageiros divergidos no aeroporto João Paulo II (São Miguel) por
cerca de duas a três horas sem qualquer informação e sem demonstrarem qualquer
preocupação para com os seus passageiros, não tendo aparecido nenhum
funcionário da SATA para oferecer sequer um copo de águas às dezenas de
crianças que viajavam naquele voo. A primeira informação que foi dada já
passava das 18 horas e apenas para informar do “embarque” dos dois voos que se
realizariam em horários distintos com destino ao aeroporto da Faial
(interessante era perceber que íamos sabendo mais pelas redes sociais do que
pela SATA). No primeiro voo, foi dada prioridade às
crianças (e seus acompanhantes), pessoas com mobilidade reduzida, e titulares
de cartões SATA Silver e Gold, contudo, foi uma prioridade que infelizmente foi
uma verdadeira tragédia!
Ao chegarmos ao Faial, apesar dos
problemas das bagagens, foi-nos facultado uma “senha” de alimentação para
usarmos no “Barão” (restaurante aconselhado pela SATA) ou em qualquer
restaurante da “Ilha” e disponibilizados dois autocarros para nos levar até à
gare. Chegando à gare, voltámos a ser novamente “despejados”! O Restaurante
“Barão” estava fechado, e toca de mais de 100 pessoas entre as quais crianças e
pessoas com mobilidade reduzida (recorde-se os prioritários), terem de ir à
aventura para encontrar um sítio para comer, coisa que se tornou praticamente
impossível, pois para além de vários restaurantes recusarem os “vales” da SATA
por alegadamente dizerem que simplesmente não iriam ser ressarcidos desse
dinheiro, já passava das 21:15 e “ninguém
no seu prefeito juízo janta a essa hora”… Salvou-nos a Pizzaria Califórnia
(a quem deixo aqui o meu especial agradecimento) que conseguiu arranjar
alternativa para que todos pudéssemos comer! No meu caso, quatro adultos e duas
crianças de 4 e 6 anos, dado o restaurante estar completamente lotado, tivemos
que comer na rua, ao frio, e debaixo de um parapeito para não apanharmos a
chuvada que veio a seguir. Ficámos a aguardar os passageiros do segundo voo que
chegaram perto das 23:10, altura em que nos foi possível embarcar no “Gilberto
Mariano” com destino ao Pico! Quem vinha de Ponta Delgada afirmava que a SATA
lhes tinha proporcionado um jantar no restaurante do aeroporto e boas condições
para a aguardar pelo segundo voo, o que ironicamente me permite afirma que
afinal os “prioritários” tornaram-se “despriorizados”.
Chegando à gare marítima da
Madalena por volta da 00:00, e sem qualquer espanto, fomos novamente “despejados”,
largados cada um à sua sorte, sem transporte ou táxis que nos permitissem
chegar ao nosso destino que era o Aeroporto do Pico, local onde tínhamos as
nossas viaturas. Safaram-nos familiares de alguns dos passageiros que acabaram
por nos dar uma “boleia” até aos nossos carros!
Lamento solenemente todas as
contradições nas parcas informações que nos foram sendo dadas, no tratamento
quase que discriminatório, no desinteresse que nos foi transmitido dada a nossa
situação e no total abandono de crianças e pessoas com mobilidade reduzida em
plena cidade da Horta, um cidade “completamente” fechada e deserta em pleno
sábado à noite!
No final, chegámos a casa que era
o objetivo da SATA, e no meu caso, com uma criança de 6 anos estoirada, cheia
de frio e com uma gripe desgraçada, mas isso é problema nosso, tal como nos foi
dito pela responsável da SATA à chegada ao Aeroporto da Horta!
Magnífica solução Álvaro sem dúvida! O desprezo total pela Sata em relação aos passageiros.
ResponderEliminarEntão a novela ainda foi pior do que se imaginava.
O acompanhamentos e as informações nestes casos são péssimas. As informações credíveis são nos dadas pelo sistemas de informação de voos que muitas vezes sabemos primeiro que os próprios funcionários que estão no Aeroporto.
Para a próxima verifica se o presidente do Governo vai no voo. Pode ser que tenhas estadia e refeição paga e depois te programem um voo no dia seguinte. Tal como fizeram para o presidente do governo, quando o seu voo cancelou no dia anterior (dia 9).
Não o mandaram para o Faial apanhar avião!
Boas Luís,
EliminarTal como te disse a solução provavelmente não foi a melhor, mas continuo a afirmar que gostei de ter chegado a casa são e salvo!
O problema está isso sim, no desrespeito para com os passageiros...
Um abraço